Você sabe a real importância das relações interpessoais?

O ser humano é, por natureza, um ser social — isso implica em lidar constantemente com diferentes personalidades. No entanto, conduzir relações interpessoais nem sempre é fácil, já que os comportamentos alheios podem nos afetar de forma negativa ou positiva dependendo do momento e de outros fatores.

Normalmente, quando falamos em relacionamentos, logo imaginamos os amorosos e as amizades, mas a verdade é que eles vão muito além desses conceitos. No ambiente corporativo, por exemplo, os relacionamentos profissionais entre colegas de trabalho são muito importantes e merecem atenção especial.

Dada a importância do tema, neste artigo, vamos abordar o que são as relações interpessoais, a importância delas nas organizações e dicas de como desenvolver essa capacidade. Então, fique conosco para saber mais sobre o assunto!

O que são as relações interpessoais?

A Psicologia e a Sociologia definem as relações interpessoais como um vínculo ou conexão entre as pessoas em determinados locais e circunstâncias. Sendo assim, elas existem em uma infinidade de momentos, junto aos familiares, no trabalho, nos ambientes religiosos etc., e são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional de todo indivíduo.

Embora os relacionamentos interpessoais sejam extremamente complexos, sabemos que é da natureza do ser humano estar sempre ligado a alguém. Devido à nossa necessidade natural de buscar a constante troca de conhecimentos, emoções e energias com os demais.

Como desenvolver essa capacidade?

Tendo em mente o conceito, é importante buscarmos o desenvolvimento dessa capacidade: e existem alguns fatores e ações que são essenciais nessa jornada.

O autoconhecimento, por exemplo, é uma peça-chave para melhorar a habilidade de se relacionar com outras pessoas. Isso porque, quando não sabemos quem realmente somos ou não temos compreensão das nossas emoções, muitas vezes acabamos por sabotar as relações interpessoais. E é aí que surgem desentendimentos e estresse com familiares, amigos e colegas de trabalho.

Dessa maneira, para termos uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, precisamos, antes, compreender melhor os nossos sentimentos e anseios. Assim, muitos conflitos e problemas do dia a dia poderão ser evitados.

conversas custosas

Como são as relações interpessoais no ambiente de trabalho?

Os resultados que uma empresa obtém dependem, diretamente, do relacionamento entre os seus colaboradores. Assim sendo, quando as suas equipes trabalham de forma sintonizada e  harmoniosa, certamente, os efeitos na produtividade e na qualidade dos resultados serão percebidos.

Tudo isso influência diretamente no ambiente corporativo. Impactando, por consequência, na capacidade organizacional de se colocar em uma posição de vantagem competitiva frente ao mercado.

Sendo assim, uma boa estratégia é promover o desenvolvimento das estratégias de relações interpessoais a partir de treinamentos comportamentais corporativos capazes de inovar na execução de atividades.

Qual a importância nas organizações?

Imagine um projeto em que todos trabalham juntos e empolgados dando sugestões. A tendência é que ele produza muitos frutos benéficos. Por outro lado, quando os colaboradores não respeitam as opiniões uns dos outros e não se sentem abertos a propor suas ideias, o projeto vai demorar bem mais para sair do papel. E se sair, com certeza não será na sua melhor versão.

Percebe como a qualidade das relações interpessoais pode afetar o ambiente de trabalho? Na melhor das hipóteses, uma equipe em desarmonia vai gerar problemas de baixa produtividade e falta de motivação. Para mudar essa situação, é preciso fortalecer o sentido de empatia, desenvolver lideranças na empresa e ter muita paciência.

Como ter relacionamentos saudáveis?

A complexidade de estabelecer relacionamentos saudáveis, ainda é um aspecto da vida que assusta muitas pessoas, uma vez que instalou-se no inconsciente coletivo a crença limitante de que não é fácil ter relações honestas, confiáveis e de respeito.

Entretanto, saiba que é possível, sim, construir relacionamentos saudáveis, tanto pessoalmente, quanto no âmbito profissional. Para isso, é preciso, primeiramente, aprender a ouvir para, só depois, dar opiniões. Além do mais, é preciso ter atenção a tudo o que se diz ao próximo: não podemos controlar o entendimento dos outros, mas podemos ser claros e objetivos para evitar um mal entendido, certo?

Como lidar com os pontos negativos das relações interpessoais?

Já sabemos que maus relacionamentos entre funcionários são responsáveis, em grande parte, pelo fracasso dos planos vislumbrados. Diante disso, algumas atitudes podem ser tomadas e outras evitadas para manter o equilíbrio dentro da organização. Como exemplo, podemos citar as seguintes:

Respeite a história do outro

Da mesma forma que você já vivenciou diversas experiências pessoais ao longo da vida, com os seus colegas isso também ocorre. Portanto, se você quer que respeitem as suas histórias, comece respeitando as dos outros. E isso nos leva ao próximo ponto…

Esqueça os julgamentos

Quando pensar em fazer algum comentário maldoso sobre a atitude de alguém, lembre-se que essa pessoa certamente teve alguma motivação para fazer aquilo. Logo, deixe os julgamentos de lado e tente exercer a empatia, colocando-se no lugar do outro. Se for necessário ajudar alguém a corrigir algum erro, faça isso também despido de preconceitos.

barreira entre geracoes

Desenvolva sua inteligência emocional

Esse tipo de habilidade está relacionada à competência para resolver conflitos de forma diplomática e, ter pleno controle das próprias emoções em situações de grande tensão. De igual modo, saber como estabelecer uma comunicação clara e efetiva também é um fator que vai influenciar positivamente na tomada de decisões.

Invista em autoconhecimento

Você viu acima a importância do autoconhecimento para melhorar as relações interpessoais. Então, não deixe de investir nesse poderoso instrumento de melhoria social. Desenvolvendo a si mesmo, você conseguirá enxergar as situações de forma mais objetiva, além de fazer a mudanças e ajustes necessários à melhoria das suas relações.

Melhorar as relações interpessoais é uma meta plenamente alcançável quando repensamos nossos hábitos negativos e adotamos novas atitudes. Com a ajuda de uma empresa especializada em treinamentos corporativos, esse processo tende a ser ainda mais rápido e efetivo.

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