Treinamento de comunicação assertiva: por que oferecer aos funcionários?

Se tem algo que pode fazer a diferença no dia a dia das empresas é a forma como o relacionamento dos colaboradores se desenvolve. Além disso, tornar processos mais objetivos, claros, e incentivar a franqueza ao sanar dúvidas, receber sugestões ou orientações, também deve fazer parte das prioridades organizacionais. Portanto, o treinamento de comunicação assertiva é um ótimo caminho para alcançar os resultados almejados.

É importante salientar que a aposta na assertividade estimula os profissionais a terem mais protagonismo dentro da companhia. Essa habilidade visa gerar mudanças comportamentais de forma extremamente positiva, impulsionando-os a terem uma postura honesta e madura diante dos desafios diários da empresa.

Por isto, o treinamento de comunicação assertiva é muito importante e apresentam diversos benefícios na prática. Confira alguns exemplos!

Aumento na motivação

Uma das principais vantagens do desenvolvimento na assertividade comunicacional é justamente aumentar a motivação dos colaboradores. E é até fácil de entender os motivos, já que quanto mais à vontade você se sentir no ambiente de trabalho, mais motivado vai executar as suas tarefas no dia a dia. Criando, inclusive, uma onda de contágio por todos ao redor.

Se um profissional consegue solucionar problemas da melhor maneira possível, consegue ser franco com seus líderes, e encara os desafios de maneira natural no trabalho, a tendência é que esse indivíduo fique cada vez mais satisfeito. Ora, se ele se sente bem, haverão menos motivos para ficar estagnado e não desempenhar o melhor papel possível, certo?

Trabalhar motivado é um dos maiores propulsores para qualquer colaborador que visa resultados de impacto, que está engajado com os propósitos da empresa e que pensa em conjunto dos seus gestores.

Desenvolvimento de novos líderes

Como foi dito no tópico anterior, um colaborador que trabalha satisfeito tende a impulsionar outros colegas a fazerem o mesmo ou, ao menos, a procurarem uma forma de crescerem na empresa. Esse movimento aumenta as possibilidades de desenvolver novos líderes dentro da organização.

Quando a facilidade de relacionamento entre os profissionais estiver sendo enraizada ou virar parte do cotidiano da organização, liderar grupos ou projetos se tornará algo natural e parte do sistema da empresa. Ou seja, quanto mais pessoas proativas e motivadas você tiver no quadro de colaboradores, maior será para o crescimento de referências como um todo da companhia.

Crescimento de carreira dos colaboradores

Durante um treinamento de comunicação assertiva os profissionais terão a oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais para se comunicarem eficazmente. Com isso, o potencial de execução dos colaboradores será elevado e seus líderes passarão a enxergá-los ainda com mais admiração, respeito e, principalmente, reconhecimento.

As consequências a seguir são uma série de acontecimentos positivos: O profissional ganhará confiança para melhorar dia após dia, e o local de trabalho se tornará o ambiente ideal para correr atrás de conquistas importantes, seja para o seu próprio desenvolvimento, seja na busca por resultados organizacionais mais impactantes.

É importante lembrar que a maioria dos profissionais buscam e desejam um desenvolvimento de carreira, com chances reais de crescimento na empresa em que trabalham, visando melhores salários e grandes experiências naquilo que fazem. Portanto, mais uma vez o treinamento de comunicação assertiva mostra que é fundamental para as organizações.

Melhoria no relacionamento com clientes

Com certeza a sua empresa já teve algum cliente que chegou com uma demanda, mas não soube exatamente explicar o que desejava. Em situações como essa, se os colaboradores não tiverem um bom domínio da comunicação, eles também não conseguirão entender e muito menos estarão aptos para ajudar o consumidor de maneira eficiente.

Agora, se o profissional estiver bem treinado com as habilidades ideais para uma comunicação assertiva no trabalho, o entendimento das demandas esperadas será bem melhor, e mesmo com pouca explicação, e ele será capaz de surpreenderá o consumidor ao propor soluções mais alinhadas com os resultados esperados.

Isso resulta em um relacionamento valioso com o cliente, que passará a enxergar a excelência na sua empresa no que ela se propõe a fazer, além de seus ótimos colaboradores, independentes e capazes de resolver qualquer tipo de problema de maneira rápida e eficaz.

Agilidade de processos

Se um cliente tem suas demandas resolvidas rapidamente, isso significa que a equipe de profissionais que o atendeu tudo o possível para que esse processo fosse realizado com eficácia. Assim, após um treinamento de comunicação assertiva, os colaboradores passaram a potencializar as interlocuções de seus trabalhos e a execução das tarefas mais importantes.

Nada melhor do que uma empresa que funciona bem, de forma saudável e que procura sempre entregar resultados eficazes para seus clientes. Os processos em si geralmente passam por uma série de caminhos até a sua finalização, e quanto mais objetiva e clara estiver a comunicação em suas diversas etapas, melhor será o andamento de todas as demandas organizacionais.

Retenção de talentos

Uma organização que tenha colaboradores satisfeitos e contentes com o ambiente de trabalho em que estão, naturalmente conseguirá reter mais talentos, economizando assim, tempo e dinheiro com a contratação e desligamento de profissionais. Isso quer dizer que o turnover da empresa diminuirá consideravelmente e, em muitos casos, realmente acabará.

Os talentos de uma empresa são responsáveis por uma parcela importantíssima dos resultados alcançados diariamente. E se você conseguir manter uma equipe formada por muito tempo, a sinergia entre os colaboradores poderá fazer grandes transformações na organização, além de serem capazes de desenvolver projetos maravilhosos e repletos de bons resultados.

Como você viu, o treinamento de comunicação assertiva é algo que realmente precisa ser considerado dentro da sua empresa. Esse tipo de prática visa melhorar o que não anda bem na organização, bem como potencializar o que já estava funcional.

Ao mesmo tempo, essa estratégia ajuda no estreitamento de laços entre os clientes, parceiros, e colaboradores, além de transformar a companhia em uma referência no que faz. Ou seja: vale muito a pena apostar neste investimento.

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