Treinamento comportamental: o que é, como funciona e por que fazer?

Tornar uma equipe capacitada e eficiente é resultado de atividades que vão além das competências técnicas ou teóricas. Afinal, qualquer pessoa ou organização já investe nisso naturalmente. Para garantir destaque competitivo no ramo em que pretende atuar, é necessário pensar mais adiante. A adoção de algum treinamento comportamental é uma das formas mais eficazes de melhorar seus resultados, de sua equipe, e manter a organização competitiva no mercado.

Você já ouviu falar sobre treinamentos comportamentais corporativos? Saiba que eles são uma grande tendência de mercado, no que diz respeito à capacitação de colaboradores e à melhoria de resultados organizacionais.

Por esse motivo, preparamos um artigo com as informações que você precisa saber sobre o assunto, e para que possa escolher a melhor opção para o seu time de funcionários. Continue a leitura e entenda!

O que é o treinamento comportamental?

Com o objetivo de aprimorar e alinhar a conduta dos colaboradores de uma empresa ou indústria, o treinamento comportamental se destaca pelo desenvolvimento baseado na gestão de hábitos pertinentes aos resultados esperados.

Por meio deste tipo de abordagem, é possível desenvolver competências — emocionais ou laborativas — e aprimorar aquelas já existentes. Além disso, os treinamentos comportamentais permitem ensinar aos colaboradores maneiras de se portar nas mais diversas situações comuns ao dia a dia corporativo.

Como resultado, é comum a obtenção de ambientes com menos conflitos e funcionários mais alinhados e integrados à cultura organizacional. Tornando, desta forma, o trabalho em um lugar mais harmônico e produtivo para todos.

Como funciona na prática?

Existem diversos tipos de treinamento comportamental, cada um com um objetivo de destaque. É isso o que vai ditar como o treinamento funciona na prática, ou seja, cada produto ensina um conjunto de habilidades necessárias à solução de problemas comportamentais específicos.

Na VitalSmarts, podemos citar três exemplos que são essenciais para a obtenção de melhores resultados:

  • Habilidades de comunicação interpessoal: busca melhorar o diálogo por meio de diversas habilidades de diálogo e o alinhamento de assuntos importantes. Um bom exemplo desse tipo de treinamento é o Conversas Cruciais;
  • Capacitação de lideranças: esse tipo de treinamento comportamental, geralmente direcionado àqueles que já atuam como gestores, ensina como desenvolver um plano de ação, e influenciar de forma natural para liderar os melhores desempenhos. O Princípios da Influência é um exemplo
  • Accountability e Feedbacks: utilizado na gestão de resultados abaixo do esperado, ensinando como aplicar feedback assertivos e garantir que gaps de performance não se repitam. O treinamento Compromissos Cruciais trata destes casos.

As abordagens normalmente são relacionadas à manutenção de hábitos, cujos métodos se embasam em pesquisas sobre as mais diversas dificuldades encontradas no ambiente corporativo. A partir disso, a metodologia é aplicada conforme a cultura da empresa.

Pesquisas VitalSmarts

Quais são os benefícios de investir em um treinamento comportamental?

Agora que você já sabe o que é o treinamento comportamental, viu exemplos e conhece como ele funciona na prática, veja abaixo algumas vantagens de investir nesse tipo de capacitação para os seus funcionários:

Motivação de colaboradores

Muito se fala sobre a importância de uma equipe com colaboradores motivados. O que poucos gestores sabem é como garantir esta motivação de forma duradoura — e isso é possível por meio da implementação de um bom plano de treinamentos comportamentais.

Desta forma, a equipe se torna completamente alinhada e aprende a produzir mais resultados. Isso afeta positivamente na motivação dos colaboradores, que viraliza dentro da organização e se instala como conduta comum a todos.

principios-da-influencia

Desenvolvimento de hábitos

O desenvolvimento de bons hábitos é um dos pontos-chave no treinamento comportamental. Afinal de contas, sem uma boa rotina, fica muito mais difícil manter a disciplina e o ritmo de produção, certo?

Assim, ao treinar sua equipe, todos focam na promoção dos hábitos que irão otimizar a produtividade e além de minimizar erros e acidentes. O que se considera como um enorme benefício ao investir em treinamentos corporativos.

Otimização da comunicação e fortalecimento da equipe

Garantir uma comunicação aberta, clara e objetiva é fundamental para que qualquer negócio ou relacionamento interpessoal seja bem sucedido. Por isso, investir em formas de melhorar o canal comunicativo é uma estratégia muito assertiva.

Com a aplicação de treinamento comportamental adequado, seguramente haverá uma melhoria na comunicação interna, o que afeta tanto a motivação e quanto o clima organizacional da sociedade empresarial e, consequentemente, fortalece toda a equipe e garante resultados mais expressivos.

Harmonização de conflitos

Funcionários motivados que saibam se comunicar, raramente se envolverão em conflitos no ambiente organizacional, não é verdade? Por isto, podemos dizer que um bom treinamento comportamental diminui naturalmente essas disputas internas.

É claro que ainda deve haver um ou outro conflito, afinal, estamos lidando com seres humanos! Mas estas adversidades passam a ser solucionados mais facilmente. Isso porque a equipe, como um todo, vai estar mais consciente e madura após a capacitação comportamental adotada.

Desenvolvimento de lideranças

Esse é mais um dos benefícios concedidos pelo investimento em treinamentos corporativos. Isso porque além das capacitações específicas para desenvolvimento da liderança, o próprio treinamento nas equipes ajudam a fortalecer a gestão.

Líderes desenvolvidos são admirados pelos seus colaboradores, pois consegue manter a equipe sólida e coesa diante de qualquer obstáculo que possa ocorrer. Com o treinamento adequado, a liderança passa a ser algo que natural, pois as habilidades pessoais são aprimoradas, tornando o líder uma referência positiva entre os integrantes do time.

Aperfeiçoamento da inteligência emocional da equipe

O desenvolvimento da inteligência emocional é muito mais complexo e profundo do que se possa imaginar. Mas com uma orientação competente é possível tornar todo o time emocionalmente estável e consciente dos seus atos.

Saber controlar os próprios impulsos emocionais é uma habilidade fundamental para os colaboradores. Treinamentos comportamentais de excelência desenvolvem estas e outras habilidades importantíssimas, como empatia, sociabilidade e pensamento estratégico.

Como você pôde perceber ao longo deste artigo, é muito importante desenvolver habilidades comportamentais para a convivência harmônica no trabalho. E isso só é possível por meio da aplicação de um bom treinamento comportamental corporativo. Então, o que você está esperando para alcançar um novo patamar de resultados na sua organização?

Entre em contato conosco e conheça as melhores opções de treinamento comportamental existentes no mercado! São opções extremamente eficazes para melhorar a sua performance e os resultados da sua organização.