Quer aprender como influenciar pessoas? Veja 7 dicas!

Ter o pleno domínio das habilidades de comunicação para defender ideias e apresentar aos outros o seu ponto de vista é uma característica fundamental para quem deseja influenciar pessoas — especialmente no mundo dos negócios. Afinal, as pessoas tendem a confiar de forma profunda em quem demonstra segurança em suas convicções.

Diante disso, quando um gestor não consegue se comunicar com eficiência — e nem sustentar seus discursos por muito tempo —, podemos perceber os impactos negativos nos resultados e na influência organizacional. Em situações desse tipo, é muito provável que os colaboradores não estejam dispostos a vivenciar aquilo que o líder propaga, o que gera uma enorme desordem institucional.

Tendo isso em mente, preparamos este artigo com o objetivo de ensinar algumas dicas de como influenciar pessoas por meio de dicas simples e práticas. Continue lendo para descobrir como isso é possível!

1. Saber dar e receber feedbacks

Os feedbacks — ou “retornos” sobre alguma questão — sejam eles positivos ou negativos, são essenciais para manter os colaboradores motivados e alinhados com a organização e com o desempenho da equipe. Entretanto, para que essa dica seja útil no momento de influenciar pessoas, é necessário saber a forma correta de dar o feedback.

Para dar feedbacks assertivos, é importante refletir claramente sobre a relevância e a veracidade do que vai ser dito, bem como manter uma comunicação concisa e direta.

Além disso, é fundamental reconhecer o que for bem executado e dar dicas para melhorar comportamentos ou desempenhos. Após isso, acompanhar atentamente o caso para perceber se as mudanças solicitadas de fato ocorreram ou se será necessário intervir novamente no processo.

2. Tratar todas as pessoas pelo nome

Uma das formas mais práticas de se abrir canais de comunicação eficientes e se aproximar dos interlocutores é se referir à todos os envolvidos pelo nome. Afinal, ele é a peça-chave da identidade pessoal. Ao usá-lo para se referir a alguém, certamente você conseguirá criar uma intimidade bem maior e manter os outros mais interessados no que você tem a dizer.

Por outro lado, é preciso ter atenção com apelidos excessivos ou que demonstrem uma proximidade que não existe entre você e o ouvinte. Não se esqueça que o profissionalismo deve ser o foco na comunicação.

3. Espelhar comportamentos

Esse tipo de conduta — conhecido como “mimetismo” — é capaz de fazer com que aquele cujos movimentos são espelhados fique mais propenso a agir positivamente em relação à pessoa que o imita. Isso ocorre porque o ser humano tem uma tendência instintiva de simpatizar com quem se parece ou age de forma similar à ele.

É um tipo de comportamento que poucas pessoas adotam de forma natural, sem perceber. No entanto, por meio de uma boa observação e de bastante treino, é possível desenvolver essa habilidade e usá-la a seu favor para influenciar pessoas. Com o tempo, isso acabará se tornando algo espontâneo.

4. Demonstrar proatividade

Se você quer aprender como influenciar pessoas, é importante compreender que, em geral, todos temos uma verdadeira inclinação para admirar e seguir aqueles que são bons exemplos. Aí é que entra a proatividade, cuja base está na auto responsabilização e na antecipação de necessidades ou problemas.

Provavelmente, você já deve ter percebido que os colaboradores mais proativos são os mais admirados e, consequentemente, mais respeitados, não é mesmo? Tendo isso em vista, não se esqueça de sempre apresentar proatividade no ambiente de trabalho. Como consequência, você vai inspirar e influenciar mais pessoas.

5. Investir em equilíbrio emocional

Manter o equilíbrio das emoções no local de trabalho é um desafio para muitos colaboradores do mercado. A falta dessa capacidade, entretanto, pode causar diversos problemas e também atrapalhar as relações interpessoais corporativas.

Para atingir o equilíbrio desejado, é necessário desenvolver a inteligência emocional. Com isso, será possível identificar e controlar suas emoções assertivamente. A boa notícia é que existem diversos treinamentos comportamentais para aperfeiçoar e fazer com que essa capacidade floresça. Está esperando o que para começar a desenvolver essa aptidão?

6. Fazer elogios

Parece óbvio, não é mesmo? Mas a verdade é que muitas pessoas não aproveitam do potencial que bons elogios têm a oferecer para a arte da influência.

Boa parte das pessoas não sabe quando e nem como elogiar — e muito menos como fazer para que isso não pareça algo forçado. E é exatamente nesse ponto que entra a nossa 6º dica.

Dessa forma, quando for elogiar alguém, tenha cuidado para que o elogio seja realmente sincero, afinal, a intenção é validar o que a pessoa sente sobre si e não criar uma dúvida sobre a veracidade do que foi dito. Ao fazer isso — sem exageros ou bajulações —, você certamente fará com que o interlocutor fique mais suscetível a aceitar o que você diz. Incrível, não é mesmo?

7. Planejar abordagens estratégicas

Aplicadas as dicas anteriores, é hora de planejar a como você irá apresentar suas ideias para que elas sejam bem-aceitas pelos ouvintes. O planejamento é muito importante em todo esse processo e deve andar ao lado de quem deseja aprender a influenciar pessoas.

Sendo assim, é fundamental elaborar um roteiro da sua abordagem e também ensaiar a melhor forma de apresentá-la. Além disso, certifique-se de se preparar para os questionamentos que possam surgir e programe respostas convincentes para não ser pego de surpresa.

Sabendo a importância de seguir as dicas apresentadas, é interessante salientar também que um bom treinamento comportamental pode ser uma peça-chave para desenvolver a habilidade influenciar pessoas. Não se esqueça de procurar uma empresa que tenha experiência e reconhecimento no mercado. Caso contrário, você poderá perder tempo e dinheiro.

Agora que você está por dentro das principais dicas de como influenciar pessoas, entre em contato conosco e conheça nossos treinamentos comportamentais para melhorar sua performance interpessoal e de toda a sua equipe!