Por que não posso ignorar a satisfação dos colaboradores?

Muitos não valorizam, mas boa parte dos problemas organizacionais podem ser evitados se alcançarmos, de forma efetiva, o bom relacionamento dos funcionários com o local em que trabalham e com as pessoas do seu convívio. Sabendo disso, então, a pergunta é: o que é possível fazer para melhorar a satisfação dos colaboradores?

A verdade é que existem estratégias que podem ser adotadas pelos gestores para fazer com que a sua equipe trabalhe melhor, produzindo com alegria e sinergia. Pensando nisso, preparamos este miniguia com as principais informações sobre o assunto!

Veremos de que forma essa satisfação afeta a produtividade e a felicidade dos colaboradores. Ao final, separamos também algumas dicas para que você aprenda a melhorá-la em sua organização. Então, siga com a leitura e descubra!

Qual é a importância da satisfação dos colaboradores?

Todo bom gestor deve saber que funcionários satisfeitos com o ambiente de trabalho — e com a equipe a que estão integrados — são essenciais para a manutenção da harmonia organizacional. A satisfação dos colabores aumenta o seu engajamento, melhora a qualidade operacional e faz com todos trabalhem com mais motivação e afinco.

Esses são fatores essenciais para qualquer negócio que deseja prosperar. Portanto, se uma organização qualquer pretende se manter forte e competitiva no mercado, deve prezar, antes de mais nada, pela satisfação dos colaboradores, que são o coração do negócio.

Como ela impacta a empresa?

De fato, a baixa taxa de satisfação dos colaboradores com o clima e a cultura organizacional é um fator de grande impacto para a busca por resultados. Funcionários descontentes não se empenham para dar o seu máximo — consequentemente, produzem menos ou apresentam baixa qualidade na execução de suas tarefas.

O resultado disso afeta toda o sistema da companhia, que pode ter o seu quadro de pessoal frequentemente desfalcado devido à produção abaixo do esperado ou às altas taxas de turnover.

A grande rotatividade de colaboradores, inclusive, pode impactar a empresa de diversas outras formas negativas, pois demanda um aumento de gastos destinados a recrutamentos e treinamentos constante de novos funcionários.

Como melhorá-la?

Justamente por saberem da importância que a satisfação dos colaboradores tem no êxito da empresa, muitos líderes procuram ferramentas que os auxiliem nessa busca, já que nem todas as empresas conseguem alcançar níveis satisfatórios de alegria em seu quadro de trabalhadores de forma espontânea.

Nesse sentido, é fundamental você saber que, apesar de complexo, é possível melhorar o contentamento de seus colaboradores com a adoção de alguns comportamentos vitais. Vejamos, abaixo, algumas delas:

Não prometa o que não pode cumprir

Poucas situações são tão frustrantes quanto a de pessoas que prometem coisas e, depois, não as cumprem, certo? E isso vale tanto para as relações profissionais quanto para o âmbito pessoal. Então, não cometa este erro!

Vender ilusões para conseguir algo pode funcionar momentaneamente, mas, a longo prazo, isso contribui para o seu total descrédito. Além do mais, esse tipo de conduta afeta a satisfação dos colaboradores e compromete totalmente a credibilidade da sua imagem e da sua organização.

Dê recompensas aos seus funcionários

Boa parte das empresas não costuma recompensar os seus funcionários pelo bom serviço prestado nem pelas metas atingidas. Mas isso é um grande erro para quem deseja aumentar a satisfação dos colaboradores.

principios-da-influencia

Além de ser um ótimo estímulo para que os membros da equipe busquem se superar, receber recompensas também faz com que eles sintam-se reconhecidos pelo bom trabalho prestado.

Essa motivação para trabalhar bem cresce consideravelmente quando percebemos que somos valorizados no nosso emprego, não é verdade? Então, não deixe de reconhecer eficazmente o seu “funcionário do mês”.

Realize ouvidorias e pesquisas de satisfação

Ainda há uma outra estratégia bastante eficaz para garantir a satisfação dos funcionários: a realização de ouvidorias e pesquisas de satisfação.

Por meio desses serviços, é possível identificar quais são, de fato, os pontos positivos e negativos da sua empresa, criando uma abertura maior para ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Isso também melhora a satisfação geral — afinal, todos gostamos de ser ouvidos e analisem as nossas considerações de forma eficaz, certo? Pense nisso!

Pesquisas VitalSmarts

Quais são os tipos de benefícios indicados para melhorar a satisfação dos colaboradores?

Além das dicas mencionadas até aqui, as organizações também podem adotar uma política de oferecer benefícios aos seus trabalhadores, para melhorar a satisfação e o entusiasmo da equipe. Vejamos, a seguir, algumas dessas opções:

  • promoção de eventos internos investir em eventos temáticos é uma excelente alternativa para aumentar a interação entre os funcionários e melhorar as relações interpessoais, o que deixa todos mais satisfeitos;
  • competições esportivas — que tal organizar torneios e competições internas com prêmios para seus colaboradores? Bastante motivador, não é mesmo? Além disso, ainda desenvolve habilidades através do esporte;
  • descontos nos produtos da empresa — ter descontos ou condições especiais para a compra dos produtos da organização em que se trabalha é um excelente benefício para muitas pessoas — e uma forma de motivar ainda mais os colaboradores no trabalho;
  • ambientes de lazer proporcionar uma sala destinada exclusivamente ao lazer dentro da própria companhia é uma ótima sacada, pois permite que os colaboradores relaxem em seus intervalos e recarreguem as energias para o restante do expediente. O que está esperando para investir em um espaço assim?
  • celebrações especiais — a maior parte das pessoas se sente muito bem e com entusiasmo ao comemorar conquistas. Leve esse conceito para a empresa e celebre as vitórias conquistadas com todos!

Enfim, viu como é importante manter a satisfação dos colaboradores em alta na sua empresa? Então, aproveite as nossas dicas e coloque-as em prática desde logo! Certamente, você vai perceber uma grande melhoria na sua gestão de pessoal — e na produtividade organizacional, como um todo!

Gostou do post? Agora, que você já sabe como melhorar a satisfação dos trabalhadores, confira também os 4 principais indícios de estresse no trabalho e saiba como resolver esse enorme fator de desmotivação!