Motivação organizacional: o que é e como promovê-la?

A motivação é, tradicionalmente, definida como um estímulo psicológico que encoraja indivíduos a começarem e darem continuidade a algum projeto. Esse conceito, que ganhou o mundo nos últimos anos, aparece frequentemente na gestão de Recursos Humanos com a roupagem de “motivação organizacional”.

Isso acontece porque todo ser humano precisa de encorajamento e bons motivos para se entregar aos seus projetos, a falta desse ânimo afeta, de forma negativa, a performance dos funcionários no âmbito empresarial — e isso é exatamente o que todo líder busca evitar. Portanto, se você busca melhorar o desempenho de seus resultados, é essencial conhecer mais sobre o assunto.

Considerando a sua importância, neste artigo, vamos abordar o conceito de motivação organizacional, as diferenças em relação à motivação no trabalho e as principais teorias. Se você quer ficar por dentro dessas e de outras informações a respeito do tema, não deixe de continuar a leitura!

O que significa motivação organizacional?

Ter funcionários sempre motivados é um verdadeiro desafio para gestores, mesmo sendo algo imprescindível para que as organizações se mantenham competitivas no mercado. Diante disso, a motivação organizacional relaciona-se com um conjunto de elementos fornecidos pela empresa aos seus colaboradores, a fim de mantê-los motivados e engajados com a cultura organizacional.

O fato é que trabalhadores motivados e satisfeitos são mais criativos, proativos e autossuficientes. Levando isso em conta, com uma adoção efetiva de estratégias motivacionais, os gestores conseguem obter resultados satisfatórios e mantêm a produtividade do time de colaboradores em alta por bastante tempo.

Quais são as ações para promovê-la?

Sabendo que colaboradores motivados aumentam a produtividade e alcançam resultados melhores, a adoção de práticas de motivação organizacional é uma verdadeira “carta na manga”. Dessa maneira, os gestores mais atentos devem investir em elementos motivacionais que vão muito além da remuneração.

Por exemplo, se existem conflitos entre colegas de trabalho, que certamente é um fator desestimulante para os colaboradores no trabalho. Investir em treinamentos comportamentais corporativos é uma solução recomendada. Com eles, é possível gerir conflitos de forma acertada e positiva, melhorando os relacionamentos interpessoais e também os resultados gerais de produtividade.

Além de treinamentos, há alguns comportamentos que podem ser adotados em conjunto para melhorar a motivação dos colaboradores. São eles:

  • dividir tarefas de acordo com as aptidões;
  • fornecer feedbacks com regularidade e clareza;
  • investir em capacitações e compartilhamento de informações;
  • incentivar a criatividade na cocriação;
  • reconhecer bons desempenhos;
  • promover desafios ao intelecto;
  • estabelecer metas encorajadoras.

Quais são suas principais teorias?

Do estudo da motivação humana surgiram algumas teorias que buscam explicá-la e subdividi-la em categorias para facilitar a sua compreensão. Veja, abaixo, algumas dessas principais teorias.

Necessidades de Maslow

Desenvolvida pelo psicólogo americano Abraham Maslow, essa teoria defende que os anseios e desejos das pessoas podem ser divididos em cinco níveis de necessidades, cuja satisfação será pré-requisito para que as do próximo nível funcionem. São elas:

  • fisiológicas;
  • de segurança;
  • sociais;
  • de estima;
  • de autorrealização.

Nesse sentido, as fisiológicas seriam as necessidades contínuas e imediatas do organismo, como a fome, a sede e a respiração. Maslow afirma, em seu estudo, que essas necessidades precisam ser supridas antes de qualquer outra, pois quando alguém está com algum desequilíbrio fisiológicos, dificilmente conseguirá fazer qualquer outra coisa.

Supridas as necessidades fisiológicas, é hora de dar atenção às de segurança — como a estabilidade — e às sociais, que estão relacionadas ao convívio com os demais. Posteriormente, o indivíduo buscará satisfazer suas necessidades de estima — ser visto positivamente — e de autorrealização, ou seja, encontrar a tão desejada plenitude.

Teoria da motivação pelo êxito ou pelo medo

O psicólogo David McClelland desenvolveu essa teoria ao perceber que três premissas orientam o comportamento humano diante da motivação organizacional, que são as necessidades de:

  • realização: busca pelo êxito no campo profissional;
  • afiliação: vontade de promover o afeto e a cordialidade entre as pessoas;
  • poder: exercer influência sobre os demais.

Segundo McClelland, cada perfil psicológico seria adepto a um tipo específico de motivação, como alguns líderes, por exemplo, que demonstram ampla necessidade de obter poder sobre seus subordinados.

As 6 fontes de Influência

Essa teoria, desenvolvida ao longo de 30 anos de pesquisas, é fruto dos pesquisadores da VitalSmarts, afirma que existem 6 razões para as pessoas adotarem comportamentos, são elas:

  • Motivação Pessoal: “Eu gosto?”;
  • Habilidade Pessoal: “Eu consigo?”;
  • Motivação Social: “Os outros me incentivam?”;
  • Habilidade Social: “Os outros me ajudam?”;
  • Motivação Estrutural: “Os sistemas me incentivam?”;
  • Habilidade Estrutural: “Os sistemas me ajudam?”.

Esta teoria, que está presente nos treinamentos Princípios da Influência e Compromissos Cruciais, aos ser adotada de forma eficiente, aumenta de forma comprovada em 10 vezes a capacidade de obter os comportamentos desejados.

Quais são as diferenças entre “motivação no trabalho” e “motivação organizacional”?

É muito comum haver dúvidas sobre a utilização dos dois conceitos, mas a verdade é que, apesar aparentarem diferenças, ambos estão interligados dentro dos mesmos fundamentos.

Se, por um lado, a “motivação no trabalho” está relacionada diretamente à medida de satisfação e ao empenho dos colaboradores na realização de suas atividades, por outro, a “motivação organizacional” diz respeito aos elementos que a empresa precisa oferecer para mantê-los organicamente engajados.

Um ambiente descuidado é capaz de desmotivar os funcionários. Sendo assim, que tal melhorar o escritório e aplicar uma decoração mais personalizada e aconchegante? Parece bobagem, mas mudanças simples são capazes de fazer toda a diferença na rotina de trabalho.

Pesquisas VitalSmarts

Compreender a importância da motivação organizacional é um grande passo para alcançar o êxito nos seus resultados. Descobrindo e utilizando as dicas e informações que nós abordamos, você vai perceber que esse caminho se tornará bem mais acessível.

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