Falhas na comunicação empresarial: como evitar? - VitalSmarts Brasil

Falhas na comunicação empresarial: como evitar?

falhas comunicação empresarial

Estudo demonstra que clima organizacional depende de conversas mais assertivas entre colaboradores

Não é surpresa pra ninguém que as falhas na comunicação empresarial reduzem a motivação organizacional, prejudicando – e muito- a realização de um bom trabalho em equipe com resultados.

Carlos, por exemplo, trabalhou com um colega cujo comportamento desrespeitoso e linguajar ofensivo não eram controlados. Carlos nunca disse nada sobre isso para ele. Seus colegas também nunca disseram nada. Até mesmo a gerência não tentou conversar com ele para evitar conflitos. Em vez disso, todos se queixaram entre si e fizeram fofoca sobre o problema. A moral da equipe, assim, acabou se deteriorando até que, eventualmente, quatro funcionários saíram, acreditando que a organização tolerava esse tipo de comportamento ofensivo.

Já a Clarice, relatou estar em uma reunião de um projeto na qual muitos erros que pareciam óbvios foram notadas pelos presentes mas não foram corrigidos na hora porque os presentes preferiram falar disso fora da reunião, pelos corredores. O resultado? Após vários meses de trabalho errado e sem motivação, o plano do projeto não conseguiu atingir seus objetivos e perdeu o financiamento para continuar.

Segundo nova pesquisa realizada por Joseph Grenny e David Maxfield, autores do bestseller do New York Times, Conversas Cruciais, o desempenho humano nas empresas pode ficar bem abaixo do esperando quando a comunicação empresarial  falha.

Em estudo feito com 1.025 pessoas nos EUA, 72% dos entrevistados relataram casos em que eles ou outros não tiveram uma comunicação assertiva ao detectar algum problema no trabalho com outros colaboradores. 68% reclamaram da falta de respeito e 57% deixaram o colega se esquivar da conversa necessária para corrigir os possíveis erros.

De acordo com os dados, a maioria dos colaboradores é culpada por esse tipo de comunicação empresarial falha. Mais especificamente, metade chega a desperdiçar sete dias ou mais por ano quando se afastam das conversas cruciais, sendo que 40% dos entrevistados disseram perder até mais de duas semanas! Os custos dessa comunicação empresarial mal sucedida chegam a custar uma média de $7.500 por conversa por conta da perda de tempo e recursos. Dos nossos entrevistados, 20% chegou a dizer que gasta até mais de $50.000.

Em vez de falar o que acham, os colaboradores costumam optar por fugir do embate. Inclusive, até deixam de se queixar e fazem o trabalho errado mesmo sabendo que está errado, o que, obviamente, pode acabar terminando com alguma frustração para o indivíduo e a organização.

Baixar infográfico conversas custosas

 

O estudo descobriu que um em cada cinco funcionários estima que sua incapacidade de falar em momentos cruciais custa a sua organização mais de $50.000; e 40% estimam desperdiçar duas semanas ou mais se queixando do problema.

Mais de 500 entrevistados compartilharam histórias específicas de conversas cruciais que não foram realizadas ou assertivas. As 5 mais citadas foram:

  1. Espinhosos: Dificuldade de confronar pessoas rudes e desrespeitosas que falam de maneira ofensiva e têm resistência a feedbacks.
  2. Bomba-relógio: Dificuldade de se expressar quando propostas e estratégias ficam confusas com explicações imprecisas ou mal formuladas.
  3. Colegas folgados ou incompetentes: Dificuldade de falar para os colegas ou superiores sobre hábitos de trabalho ruins, incompetência e falta de engajamento.
  4. Chefe abusivo: Dificuldade de tentar discutir abertamente os danos causados quando as pessoas recorrem ao poder de sua posição para impor seus próprios interesses.
  5. Caos gerencial: Dificuldade de conseguir ser claro quando as pessoas estão incertas de seu papel, responsabilidades e deveres.

 

Então, como evitar falhas na comunicação empresarial?

Evite as falhas na comunicação empresarial que tanto podem custar à sua organização e obtenha ainda mais resultados!

PRÓXIMOS EVENTOS
Close