Descubra como lidar com pessoas difíceis seguindo estas 7 dicas

Independente de onde você trabalhe, é muito provável que encontre pessoas complicadas, do tipo que faz qualquer um perder a paciência. A nossa relação com esse tipo de pessoa tende a ser bastante complexa e desgastante, por isso, é essencial aprender como lidar com pessoas difíceis, principalmente no ambiente corporativo.

Mas não se desespere! É possível desenvolver essa habilidade com o auxílio de algumas dicas e mudanças comportamentais aplicáveis ao seu dia a dia.

E é por esses e outros motivos que você deve continuar lendo o texto a seguir! Nele, forneceremos a você informações valiosíssimas sobre este tema tão impactante. Acompanhe!

A importância de aprender a lidar com diferentes tipos de pessoas

Todos nós já encontramos pelo menos uma “pessoa difícil” que nos fez pensar em como lidar com ela sem perder as estribeiras. Essas pessoas apresentam grandes desafios cotidianamente e ter um bom relacionamento interpessoal dependerá muito de como encaramos essas adversidades.

Descobrir como lidar com pessoas difíceis e seus diferentes tipos de personalidades, impacta diretamente em nosso desenvolvimento pessoal. Essa é uma bagagem que será extraordinariamente útil durante toda a nossa vida.

Para aqueles que trabalham em ambientes corporativos, essa capacidade, além da questão pessoal, está intimamente relacionada ao sucesso profissional. Por esse motivo, é fundamental aprender a se habituar com a individualidade de cada um, de forma harmônica.

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Características de personalidades complicadas

Pessoas difíceis costumam ter suas características baseadas na forma como enxergam o mundo, as circunstâncias e os outros indivíduos. A maioria das personalidades complicadas tem uma tendência natural para a inflexibilidade, pois gostam de impor suas ideias sem ouvir as opiniões dos demais.

Você já conheceu alguém que perde o controle por coisas simples ou que é altamente intolerante com os outros? Essas também são características de pessoas difíceis, exigindo bastante serenidade de quem convive com elas.

Além disso, elas estão sempre reclamando de algo, criticando colegas ou sendo agressivas no modo como se expressam, afinal de contas, não têm o costume de se colocar no lugar do outro — faltando-lhes portanto, empatia e inteligência emocional.

7 Dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

Agora que você já sabe quais são as características que predominam nesse tipo de personalidade, veja abaixo algumas dicas para lidar com elas:

1. Desenvolva inteligência emocional

Fugir de situações irritantes em uma organização é praticamente impossível, dado o grande número de pessoas com as quais se convive diariamente. Porém, isso não significa que não existam soluções para minimizar conflitos ou diminuir a extensão dos seus danos.

A partir do momento em que você desenvolve a inteligência emocional, fica mais fácil contornar situações chatas e encontrar o equilíbrio no convívio diário com os colegas de trabalho. Para isso, que tal investir em treinamentos comportamentais? Eles são essenciais para quem quer desenvolver esta e outras habilidades.

2. Tenha empatia e compreensão

Desenvolver empatia é a melhor forma de afastar a raiva, por isso, é preciso que você aprenda a ouvir com os ouvidos e ver com os olhos do outro. Você consegue se colocar no lugar da outra pessoa?

Para atingir esses patamares de compreensão, é necessário observar os comportamentos alheios sem julgamentos nem rótulos, afinal, não há como adivinhar o que o outro tem passado em sua vida, não é mesmo? Assim, comece tentando não levar nada para o lado pessoal que já é um bom começo.

3. Aceite as diferenças

Querer que todos ajam como nós é o caminho mais curto para a frustração e o aborrecimento. Portanto, antes de condenar alguém como uma “pessoa complicada”, tente analisar se o que irrita você é realmente relevante ou apenas uma opinião divergente da sua.

Todos têm algo para aprender e algo para contribuir com a nossa evolução; entender isso faz com que aceitemos de forma mais fácil as diferenças entre nós e os outros.

4. Evite discussões

Evitar discussões não é a mais fácil das tarefas, certo? Mas, o que fazer então? Uma dica de ouro é saber controlar o tempo de convivência com pessoas difíceis. Converse somente o necessário e não dê brechas para conversas que possam gerar aborrecimentos.

Pode parecer uma atitude radical, mas, em muitos casos, manter uma distância é a única maneira de evitar discussões e conflitos com colegas de trabalho. Com isso, você terá mais tempo e paz de espírito para realizar suas atividades da melhor maneira possível.

5. Saiba impor limites

É muito comum que, para evitar conflitos, acabemos sendo excessivamente simpáticos em ouvir as queixas dos outros. No entanto, é bom que você saiba: pessoas difíceis costumam “fazer tempestades em um copo d’água” e o que seria facilmente resolvido se torna um grande problema.

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Isso ocorre devido à característica que as pessoas difíceis têm de estar sempre reclamando e estendendo um sofrimento desnecessário. É nesse momento que você precisa saber como impor limites — oferecendo soluções — ou, até mesmo, se distanciar. Caso contrário, você ficará horas a fio perdendo tempo ouvindo lamúrias sem necessidades.

6. Não se deixe contaminar

A falta de estabilidade emocional é um grande desafio que você encontrará em pessoas difíceis. Podendo chegar a momentos em que você perca a noção do que é fato ou história da pessoa. Se não ficar atento, acabará se contaminando com toda essa negatividade.

Tendo isso em mente, foque nos fatos e desconsidere os julgamentos de valor ou opiniões pessoais — suas e da pessoa. Dessa forma, você conseguirá manter-se emocionalmente estável, mesmo sendo bombardeado por reclamações.

7. Foque em encontrar soluções

Imagine que seu colega de trabalho chegou até você reclamando de algo e não para de falar sobre o assunto. Em vez de alimentar o assunto com perguntas excessivas sobre o ocorrido, tentem buscar juntos soluções práticas e diretas para resolver o problema. Dessa maneira, você apresenta formas resolver as dificuldades e ainda encerra a sessão de lamentações.

Viu como nossas dicas são importantes para quem busca saber como lidar com pessoas difíceis? Siga-as e torne o seu ambiente de trabalho muito mais harmônico e agradável!

Gostou das nossas dicas de como lidar com pessoas difíceis? Aprenda, agora mesmo, como fazer um gerenciamento de conflitos eficiente e desenvolva ainda mais os seus relacionamentos interpessoais!