Conflitos entre colegas de trabalho: como resolver?

Os conflitos entre colegas de trabalho são passíveis de ocorrer em qualquer empresa, e isso pode afetar a carreira dos envolvidos de uma forma bastante drástica. Além do mais, quando esse tipo de situação acontece, a concentração dos outros colaboradores também é afetada, o que pode resultar na perda de produtividade de um dia inteiro.

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A boa notícia é que há algumas maneiras de acalmar os ânimos dos envolvidos e, até mesmo, de prevenir e evitar que um conflito ocorra no âmbito profissional. Para isso, o gestor, como figura de liderança, deve ter algumas cartas na manga e desenvolver certas habilidades.

Pensando nisso, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar algumas formas de evitar conflitos entre os colaboradores de uma empresa e resolver os confrontos já existentes. Continue conosco!

Distancie os envolvidos para que eles se acalmem

Distanciar os envolvidos no conflito é o primeiro passo para tentar solucionar o problema, já que, em alguns casos, as discussões podem se tornar verdadeiras agressões físicas — e queremos evitar isso, não é mesmo?

Sendo assim, logo que você identificar a existência de argumentações tóxicas que, evidentemente, não levarão a lugar algum, interfira de forma a mediar o entendimento, ou, até mesmo, com o objetivo único de encerrá-lo.

O distanciamento a que nos referimos, em geral, é o verbal, quando apenas um pedido de “calma” é o suficiente. Em casos mais extremos, entretanto, deve-se separar fisicamente os membros da contenda. Afinal, quem não está envolvido consegue enxergar melhor que a discussão tomou rumos inesperados e que os ânimos já se encontram exaltados.

Invista em uma boa comunicação com os colaboradores em conflito

Manter um diálogo saudável deveria ser uma dica óbvia, mas, infelizmente, diversas pessoas ainda têm muitas dificuldades para se comunicarem acertadamente. E é exatamente por isso que os conflitos se iniciam.

Portanto, além de servir como uma medida profilática, manter uma boa comunicação também é uma atitude capaz de afastar conflitos entre colegas de trabalho.

Mas, afinal, você sabe em que consiste uma boa comunicação? Veja abaixo algumas dicas de comportamento:

  • ouça o que eles têm para falar;
  • tente sempre ser flexível;
  • evite ambiguidades, usando uma linguagem clara e direta;
  • argumente demonstrando empatia — tente se colocar no lugar do outro;
  • indique soluções e acordos para o conflito.

Investigue as causas do conflito

Investigar as causas dos conflitos entre colegas é também um passo importante, pois, assim, é possível entender a fonte do problema para, de fato, encerrá-lo.

A partir daí, faz-se necessária uma avaliação dos comportamentos de todos os envolvidos a fim de se compreender se os conflitos são meramente profissionais, se são pessoais ou, até mesmo, se representam relevância suficiente para uma discussão no ambiente de trabalho.

Busque informações com outros colegas de trabalho, interprete a postura dos conflitantes e analise os fatos de forma a se colocar no lugar de todos os envolvidos — aqui, a empatia também é válida. Tudo isso é muito importante para entender o porquê da discussão.

Mantenha a neutralidade e a imparcialidade

Ser neutro e imparcial não é a mais fácil das tarefas, principalmente quando se trata de conflitos entre colegas no ambiente de trabalho. Nesse tipo de situação, nós, seres humanos — naturalmente — tendemos a defender o lado que mais se aproxima das nossas opiniões.

Por esse motivo, um bom líder precisa ter a capacidade de dissociar as suas vivências e preconceitos pessoais dos casos concretos que, eventualmente, vivenciará na empresa em que trabalha. Nesse sentido, é essencial ouvir a opinião de todos os envolvidos sem fazer distinção, juízo de valor ou revelar preferências.

Além disso, é crucial deixar claro que a companhia não pode sofrer prejuízos em decorrência de hostilidades e enfrentamentos interpessoais, sejam eles quais forem. Ao contrário: use as opiniões divergentes para avaliar pontos que necessitam ser mudados na empresa a fim de evitar a estagnação. A opinião dos colaboradores pode ser um trunfo nas mãos de um gestor que sabe usá-la.

Busque estabelecer um acordo entre os conflituosos

Agora que você já conseguiu acalmar os ânimos, já sabe as causas do conflito e comunicou-se com os interessados, é hora de buscar uma solução harmônica ou um acordo para o caso concreto.

Geralmente, os acordos são necessários quando há divergências acerca do serviço em si, e é importante ressaltar que a decisão não deve ser feita de forma unilateral por você, mas a partir da colaboração mútua dos colegas em conflito.

A participação dos colaboradores garante que todos possam sair mais satisfeitos do embate. Por isso, é extremamente produtivo que você estimule que os envolvidos proponham soluções plausíveis e práticas.

Dessa forma, ouça as propostas e tente ser apenas o mediador, avaliando o que cada um tem para contribuir com a solução. Afinal, ninguém melhor do que eles para propor a melhor conclusão, certo?

Contrate uma empresa especializada em gestão de conflitos

Agora que você já conhece várias maneiras de evitar e também pôr fim aos conflitos entre colegas de trabalho, é imprescindível que a companhia contrate uma empresa cuja especialização seja a gestão de conflitos.

Procure por uma companhia séria e que tenha renome na área para que sejam realizados treinamentos comportamentais corporativos e melhoria da performance organizacional.

E a abordagem oferecida no treinamento Conversas Cruciais é extremamente eficaz e salutar para evitar conflitos, incentivar o diálogo e promover mudanças comportamentais nas relações de trabalho.

Como você pôde perceber, manter a ordem e a harmonia em uma companhia, a princípio, não parece ser muito simples. No entanto, não se assuste! Com a adoção de algumas estratégias e também com a mudança dos hábitos de todos os colaboradores, é possível transformar o clima na empresa para melhor.

Você gostou do conteúdo deste post e quer saber um pouco mais sobre gestão de conflitos? Então aproveite para aprender sobre o assunto lendo nosso outro artigo com outras 6 técnicas infalíveis para reverter conflitos no trabalho.Vamos lá!

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