Como diminuir o turnover de uma empresa quando os salários são baixos? - VitalSmarts Brasil
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Como diminuir o turnover de uma empresa quando os salários são baixos?

Não poucas as vezes se detecta que uma das grandes causas do turnover são os baixos salários. Embora a remuneração seja sempre um grande fator a se considerar na hora de calcular a rotatividade dos colaboradores, ainda há muito que uma organização (principalmente o RH) pode fazer para reduzir esse índice mesmo quando não há muito dinheiro em caixa. Veja abaixo as dicas do autor do livro e treinamento Princípios da Influência, David Maxfield, e descubra como diminuir o turnover de uma empresa.

como diminuir o turnover de uma empresa?

Como diminuir o turnover de uma empresa quando os salários são baixos?

Por David Maxfield

Reúna informações: comece colecionando informações de dois grupos: a.) Trabalhadores de longo prazo que você valoriza e respeite, e b.) Empregados anteriores que tenham ido por pelo menos três meses.

Pergunte aos funcionários que estão há mais tempo quais são suas motivações para ficar. Descubra o que está funcionando para eles. É gosto pelo seu trabalho? A amizade com outros membros da equipe? O impacto que eles têm sobre as pessoas que eles servem? Trabalhe para desenvolver os pontos fortes que fazem os colaboradores ficarem na empresa.

Pergunte aos funcionários do passado sobre por que eles saíram, o que eles gostaram / não gostaram do trabalho e o que eles estão fazendo agora. Um dos seus objetivos será reduzir os elementos pouco atraentes do trabalho. Também muito importante é procurar padrões em suas etapas de carreira e entender aonde sua organização se coloca. Por exemplo, seus funcionários estão “se formando” para um emprego melhor remunerado no setor de saúde? Dentro do seu mesmo hospital? Eles estão voltando para a faculdade? Eles estão realmente achando trabalhos melhores ou não acham nada melhor?

Conecte-se a Valores: o compromisso do colaborador requer uma forte conexão e motivação no ambiente de trabalho com pelo menos um dos quatro valores seguintes:

  • Desenvolvimento: alguns veem sentido na oportunidade de crescimento que o trabalho oferece – na forma como os prepara para o próximo passo em sua carreira.
  • Trabalho: alguns acham significado nas tarefas ou no ofício do trabalho. Eles se identificam com a profissão.
  • Clientes: alguns veem o engajamento ao ajudar as pessoas para quem trabalham.
  • Equipe: alguns acham o significado em ser um valioso membro de uma equipe vencedora – em amizades íntimas e sendo valorizado pelos outros.

 

Sugiro algumas ações que você pode tomar em cada uma dessas áreas.

Desenvolvimento: espero que seus funcionários passados ​​tenham conseguido chegar a melhores empregos – e que eles vejam seu tempo com você como tendo ajudado em suas carreiras. Uma abordagem que você pode ter é transformar sua equipe em excelentes profissionais. Certifique-se de que seus funcionários recebam o treinamento, a experiência e o treinamento que os ajudarão a ser mais valiosos para outros departamentos e organizações. Valorize-os. Crie chances para que eles mostrem suas habilidades e aprendam mais sobre oportunidades para as quais eles podem lutar. Seus funcionários valorizarão seu tempo com você, porque veem o que você está fazendo para suas carreiras. Os funcionários vão querer se juntar à sua equipe porque eles sabem que é uma ótima maneira de seguir bem com a sua carreira.

Trabalho: minha experiência é que os professores se orgulham muito da profissão – e também são rápidos em apontar os obstáculos que os impedem de praticar sua profissão. Muitas vezes, a melhor maneira de aproveitar essa fonte de motivação é remover distrações e interrupções para que seus funcionários possam se concentrar no que melhor fazem. Além disso, estabeleça padrões profissionais elevados e envolva toda a equipe em se responsabilizar para alcançá-los. É difícil se orgulhar do seu trabalho se o padrão não for alto.

Clientes: acho que a maioria de seus colaboradores se orgulha do impacto que exerce sobre os clientes. Aproveite esse orgulho ao tornar essas conexões mais visíveis, mais pessoais e mais freqüentes. Encontre formas de acompanhar o impacto que seus colaboradores estão tendo, compartilhe e celebre esse impacto.

Equipe: certifique-se de que seus colaboradores se sentem como uma parte valiosa de sua equipe. Encontre maneiras de fazê-los funcionar com os parceiros ou em pequenos grupos. Crie oportunidades para que eles se conheçam e descubra interesses semelhantes além do trabalho. Certifique-se de que cada pessoa saiba que outros no time estão contando com eles e valorizam suas contribuições.

Espero que essas sugestões ajudem.

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