Afinal, como desenvolver liderança nos profissionais?

Desenvolver liderança, apesar de difícil, é um objetivo muito buscado no âmbito corporativo. Isso porque uma equipe só trabalha bem e unida caso o seu líder tenha “jogo de cintura” para encarar os diversos desafios do mundo empresarial.

afinal-como-desenvolver-lideranca-nos-profissionais.jpeg

O mercado não é estático, suas necessidades mudam constantemente e as empresas precisam de gestores que saibam acompanhar essas mudanças a fim de se adaptarem aos novos cenários.

Por esse motivo, elaboramos este artigo sobre as qualidades de um bom líder e apresentamos algumas dicas de como desenvolver liderança nos profissionais. Continue com a leitura!

O que é um bom líder?

Antes de tudo, é importante destacar que líder e chefe são duas coisas totalmente diferentes. Isso porque nem todo chefe consegue, de fato, liderar de forma satisfatória. E, como estamos prestes a vivenciar mais uma Copa do Mundo, vamos fazer uma metáfora para ficar mais fácil de entender.

Imagine um time de futebol cujo treinador não é respeitado por ser extremamente autoritário e não saber as melhores estratégias para o seu time. O que ocorre nessa situação é o fracasso de todo o conjunto de jogadores, certo? O mesmo acontece com a equipe de trabalho de uma empresa se não for bem liderada.

Assim como um técnico precisa estar atento às qualidades e posições que cada jogador desempenha melhor para traçar sua estratégia de jogo, um gestor também tem que observar as qualidades dos seus subordinados a fim de melhorar os resultados organizacionais.

Como desenvolver lideranças na empresa?

Muito se fala em desenvolver liderança nos profissionais que já estão no mercado, conforme os ambientes de trabalho demandam formas mais dinâmicas e produtivas de supervisionar atividades.

Isso é necessário para que haja um verdadeiro aproveitamento das qualidades de seus colaboradores e consequentemente o aumento da produtividade. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar nessa busca!

principios-da-influencia

Peça indicações para seus colaboradores

Para facilitar o início dessa jornada, uma boa tática é estimular os próprios colaboradores para indicarem quem são os seus colegas que apresentam uma capacidade nata de liderança. As pessoas tendem a sempre buscar um representante, alguém que seja flexível e que consiga interligar os diversos setores de uma empresa.

Provavelmente, o colaborador que tem esse perfil já se destaca entre os demais, e, em muitos casos, é aquele que leva aos superiores as indignações dos demais. Diante disso, alguns nomes vão surgir naturalmente e é preciso muita observação para discernir quais deles realmente têm capacidade para desenvolver liderança e características de um bom líder.

Veja quais profissionais se destacam com perfil de líder

Já parou para perceber que, em alguns casos, o colaborador desempenha muito melhor uma outra atividade que não é a dele? Isso é mais comum do que se imagina e acarreta no não aproveitamento das habilidades originais desse funcionário.

Portanto, quem deseja desenvolver liderança na sua equipe deve observar em quais setores os profissionais seriam melhor aproveitados e — até mesmo — se tornar uma referência naquela esfera.

Para isso, algumas características podem ser observadas, já que líderes têm algo em comum. Abaixo, alguns exemplos delas:

  • capacidade de delegar funções para organizar a equipe;
  • aptidão para definir metas e caminhos para alcançá-las;
  • comunicação transparente e saudável;
  • honestidade e autoconfiança;
  • seriedade e proatividade na execução do seu trabalho;
  • interesse em conhecimento e aprimoramento das suas habilidades com regularidade e constância.

Desenvolva um processo adequado de feedback

Muito mais do que simplesmente avaliar o trabalho dos colaboradores, o feedback é também uma forma de dar um retorno — e deve ser feito da maneira correta para que não provoque a desmotivação no funcionário.

Assim, é importante desenvolver um processo que consiga repassar assertivamente as falhas no trabalho desempenhado, mas também elogiar os pontos fortes. Isso é essencial para motivar o colaborador a sempre dar o seu melhor e aprimorar suas habilidades.

Pesquisas VitalSmarts

Além disso, a regularidade dos feedbacks é outro ponto muito importante nesse processo. O acompanhamento deve ser uma prática constante na empresa. Nada de procrastinar e deixar para depois! Acúmulo de serviço nunca é a solução.

Observe se os objetivos do colaborador estão de acordo com os da empresa

Sabemos que toda empresa tem a sua própria cultura organizacional, um agrupamento de princípios e comportamentos que resultam na essência da organização. E saber identificar se o colaborador está alinhado com os objetivos da empresa é essencial para que se possa desenvolver liderança de forma efetiva.

O que foi dito pode parecer muito evidente, mas ainda há empresas que se baseiam apenas na competência prévia de um funcionário sem levar em consideração as especificidades do novo ambiente de trabalho.

Assim, é importante desenvolver mecanismos que sirvam para alinhar os funcionários às metas da corporação, considerando todas as características importantes para o êxito do negócio.

Invista em treinamentos e aprendizado

Como você pôde perceber, o alinhamento comportamental dos colaboradores é essencial para que uma empresa consiga desenvolver lideranças de forma plena e eficaz. E uma das melhores formas de fortalecer esse processo é por meio de serviços especializados em treinamento comportamental corporativo.

A VitalSmarts oferece vários treinamentos que podem ser escolhidos com base nas necessidades da sua empresa. O foco é desenvolver habilidades comportamentais e superar os desafios que surgem a todo momento. Tudo isso com o objetivo de desenvolver o clima da sua organização.

Muito do que nos tornamos está intimamente ligado aos processos de aprendizado e treinamentos a que fomos submetidos ao longo da vida, e na área profissional não é diferente. E desenvolver liderança na empresa pode ser um grande desafio, mas se você acompanhar nossas metodologias, muito desse trabalho será facilitado.

Gostou do nosso conteúdo sobre como desenvolver liderança dentro da sua equipe? Quer começar a colocar as dicas em prática? Então entre em contato conosco e conheça os treinamentos corporativos que oferecemos. Certamente há um de grande utilidade para a suas necessidades.