8 práticas para ter uma comunicação assertiva em sua empresa

A comunicação clara e objetiva é fator crucial para o êxito das corporações, e baseada nela, as relações harmônicas e o clima organizacional agradável. Um bom líder é aquele que, dentre outros aspectos, consegue estabelecer uma comunicação assertiva com os colaboradores da empresa em que atua, assim como incentivar para que todos melhorem sua forma de se comunicar.

A assertividade é, então, a habilidade que indivíduos desenvolvem de se expressarem e defenderem seus direitos de maneira calma e racional, sem exceder em agressividade ou passividade. Tendo isso em vista, fica fácil afirmar que essa é, certamente, uma característica que não pode faltar aos funcionários de uma empresa.

Neste artigo, vamos explicar o que de fato é comunicação assertiva e demonstrar algumas dicas para desenvolvê-la nas organizações. Boa leitura!

O que é uma comunicação assertiva?

A comunicação assertiva beneficia muito as corporações no que se refere a solução de conflitos e motivação de equipes e colaboradores. Podemos defini-la como uma comunicação cujas mensagens sejam entregues de forma transparente, segura e baseada em respeito mútuo.

Onde, no final, não existam espaço para dúvidas e — muito menos — para conflitos, já que os comportamentos negativos são a pior forma de direcionar qualquer tipo de relação, seja pessoal, seja profissional.

conversas custosas

Sabendo desse conceito, fica bem compreensível a importância de desenvolver uma comunicação assertiva na empresa, não é mesmo? Veja, agora, dicas pata aplicar essa estratégia em sua empresa e melhorar a comunicação interna!

Quais são as principais práticas para melhorar a comunicação em empresas?

1. Ter compreensão do que se fala

Falar sobre assuntos de que você não sabe nada ou pouco sabe é um verdadeiro “tiro no pé”: pode acabar levando a conversa para um patamar indesejado. Sendo assim, antes de opinar sobre qualquer assunto, busque se inteirar sobre ele profundamente.

Quando for ler ou pesquisar sobre um determinado tema, não o faça de forma superficial, pois, ao entrar em um debate, provavelmente, vai ter seus argumentos derrubados facilmente.

2. Buscar por capacitações

Essa dica é decorrente da anterior, afinal, quando você se capacita — principalmente sobre assuntos da sua área de conhecimento —, a sua voz ganha muito mais firmeza e credibilidade. E não podemos deixar de observar o quanto isso é fundamental na função de um gestor, certo?

Por outro lado, para que outros colaboradores também desenvolvam aptidões, investir em capacitações internas e treinamentos corporativos, é uma dica excelente.

3. Saber a hora certa de falar

Não só em uma comunicação assertiva, mas também para evitar diversos problemas e dores de cabeça na vida, é necessário aprender a hora certa de falar. Dessa forma, experimente observar o máximo possível antes de dar a sua opinião sobre algo. Deixe que os outros falem, para, só então, revelar o que pensa.

Ficar calado, algumas vezes, é assertividade também, visto que as palavras erradas — ou ditas em momentos inadequados — podem comprometer a confiabilidade dos argumentos.

4. Praticar a intermediação

Já pensou em ser um intermediador para aquele seu colega de trabalho que tem dificuldades em se expressar? Ajudando-o, você tem a oportunidade de fortalecer o trabalho em equipe, motivar os demais colegas com um bom exemplo e ainda incentivar o aprimoramento das habilidades de fala nos outros funcionários. Não é uma oportunidade interessante?

5. Ter uma fala clara e direta

Saber “o que” e “quando” falar pode ser essencial para manter uma boa comunicação, mas, se você não souber “como” dizer, de nada adiantarão os esforços.

Para que isso não ocorra, tente sempre ser o mais assertivo possível em seu discurso, sem gastar tempo com os detalhes dispensáveis. Entretanto, quando vamos “direto ao ponto” em algum assunto, devemos tomar muito cuidado para não passarmos uma impressão negativa ou, até mesmo, rude.

6. Ter cuidado com a linguagem oral

Sabemos que existem diversas formas de comunicação — escrita, virtual, oral, gestual etc. —, e obviamente, é necessário ter atenção a cada uma delas. No entanto, a comunicação verbal é uma das que merecem maior atenção. Isso porque, quando não sabemos nos expressar corretamente, nossas palavras podem acarretar duplo sentido ou erros de interpretação por parte de quem nos ouve.

Para que isso seja evitado, além de desenvolver constantemente o vocabulário, mais uma vez, entra em cena a questão da clareza e da objetividade. Por esse motivo, nada de fazer rodeios ao passar uma informação ou defender seu ponto de vista! Além do mais, é necessário deixar claro que, apesar da objetividade, sua forma de enxergar é flexível.

7. Prestar atenção à expressão corporal

Você sabia que cerca de 93% da nossa comunicação não é verbal? Isso significa que, muito além do que expressamos por meio da fala, os nossos gestos, expressões corporais e, até mesmo nossa postura são formas importantes de transmitir informações.

Agora que você sabe disso, não se esqueça de prestar atenção a esse (enorme) detalhe. Desse modo, mostre-se sempre seguro, ponderado e calmo, para que o seu corpo não contradiga o que sair da sua boca.

8. Demonstrar empatia

Uma pessoa empática é aquela que tem a habilidade de se colocar no lugar do outro, entendendo o que as pessoas sentem e compreendendo o que as motivaram a agirem de tal maneira em determinada situação.

Se você almeja ser um líder admirável ou quer que sua equipe tenha uma comunicação mais assertiva, precisa desenvolver e incentivar a empatia. Ao estabelecer um canal de comunicação compreensivo, a troca de informações e a solução de conflitos ganhará muito mais em eficiência.

A capacidade de comunicar-se adequadamente é uma demanda fundamental no setor corporativo, pois as companhias que conseguem desenvolver a comunicação assertiva em seus colaboradores experimentam a sensação de ter um time totalmente alinhado à cultura organizacional da empresa.

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